Edificações




TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
A Construção Civil é um dos setores do mercado produtivo que se faz presente em todos os locais; portanto, de grande abrangência e diversificações em suas atividades, apresentando um grande crescimento, pois a formação de pessoal especializado será capaz de atender as necessidades e as exigências do mercado de trabalho nesta área, salvaguardando a integridade física e mental do trabalhador capaz de interagir em situações novas e em constante mutação.


Constata-se, assim, a necessidade cada vez maior da formação de profissionais de nível técnico na área de Edificações, possibilitando o exercício de suas atividades, de acordo com as normas legais, para responder às exigências decorrentes das formas de gestão, de novas técnicas e tecnologias e da globalização nas relações econômicas, o que vêm transformando a sociedade.


Necessidade, constatada através de consulta no setor produtivo, onde foram efetivados estudos da necessidade de mercado, para elaboração de um currículo sintonizado com o mundo produtivo em constante evolução tecnológica, e qualificação profissional que atenda as peculiaridades regionais e locais está ofertando o curso estruturado de acordo com a legislação da educação profissional e as orientações e as normas reguladoras que regem o referido curso.


A habilitação em Edificações, apresentada neste plano, constitui um curso que concentra em seu interior os conhecimentos estruturais do setor de Edificações, desenvolvendo competências não apenas para a execução de obras já existente, como também competência para projetar e executar Projetos, Arquitetônicos, Elétricos, Hidro-Sanitários e Estruturais.




O TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES E O MERCADO DE TRABALHO
O técnico em Edificações vem suprir o mercado ante a necessidade de um profissional técnico orientado a prática e acompanhamento das obras de engenharia, agindo como auxiliar direto dos engenheiros e tecnólogos, respeitadas as atribuições de cada profissional.
O mercado de trabalho se apresenta na forma de médias e grandes construtoras, mobilizadas para edificações residenciais, hospitalares, comerciais etc.
Outros setores importantes, do ponto de vista do posto de trabalho, são os inúmeros escritórios de engenharia e arquitetura, bem como as pequenas construtoras vinculadas às fases de projeto, execução e manutenção de edificações.
Assim, podemos listar algumas funções, tais como:
Desenho de projetos;

Desenho auxiliado por computador (CAD);

Instalações Sanitárias, Elétricas, hidráulicas e especiais;

Orçamento;

Fiscalização e acompanhamento;

Verificação de código de posturas e Legislação Urbana;

Controle tecnológico da obra;

Atividades laboratoriais com materiais de construção.


DO PERFIL PROFISSIONAL DE EDIFICAÇÕES
O Técnico em Edificações é o profissional que executa atividades específicas de sua área, tais como: concepção de projetos, planejamento e orçamento de obras, supervisão da execução de diferentes etapas do processo construtivo, realização do controle tecnológico de materiais e do solo e levantamentos topográficos e planialtimétricos, com senso crítico/ana­lítico, espírito de liderança, capacidade organizacional e visão sistêmica, cons­ciente da responsabilidade social inerente a sua profissão.
Ao concluir Curso, o Técnico em Edificações deverá ter construído as seguintes competências gerais da Área Profissional de Construção Civil:

Aplicar normas, métodos, técnicas e procedimentos estabelecidos visando à qualidade e produtividade dos processos construtivos e de segurança dos trabalhadores;

Analisar plantas e especificações de um projeto, integrando-as de forma sistêmica, detectando inconsistências, superposições e incompatibilidades de execução;

Propor alternativas de uso de materiais, de técnicas e de fluxos de circulação de materiais, pessoas e equipamentos, tanto em escritórios quanto em canteiros de obras, visando à melhoria contínua dos processos de construção;

Elaborar projetos arquitetônicos, estruturais e de instalações hidráulicas e elétricas, com respectivos detalhamentos, cálculos e desenho para edificações, nos termos e limites regulamentares;

Supervisionar a execução de projetos, coordenando equipes de trabalho;

Elaborar cronogramas e orçamentos, orientando, acompanhando e controlando as etapas da construção;

Controlar a qualidade dos materiais, de acordo com as normas técnicas;

Coordenar o manuseio, o preparo e o armazenamento dos materiais e equipamentos;

Executar e auxiliar trabalhos de levantamentos topográficos, locações e demarcações de terrenos;

Acompanhar a execução de sondagens e realizar suas medições;

Realizar ensaios tecnológicos de laboratório e de campo;

Elaborar representação gráfica de projetos.


GLOSSÁRIO DE EDIFICAÇÕES 
ACRÉSCIMO – Aumento de uma construção, quer no sentido horizontal, quer no vertical.

AFASTAMENTO – A menor distancia entre duas edificações ou entre uma edificação e as linhas divisórias do lote onde ela se situa; o afastamento é frontal, lateral ou de fundos.

ÁGUAS SERVIDAS – Águas residuais ou de esgoto.

ALA – Parte da edificação que se prolonga de um ou outro lado do corpo principal. A ala, direita ou esquerda, refere-se à parte da edificação que fica a direita ou a esquerda do observador colocado de costas para fachada principal.

ALINHAMENTO – Linha projetada e locada ou indicada pela Prefeitura, para marcar o limite entre o lote do terreno e o logradouro publico.

ALPENDRE – Cobertura saliente, de uma só água, sustentada por um lado e encosta pelo outro a parede mais alta.

ALTURA DE EDIFÍCIO – Segmento vertical ao meio da fachada, compreendido entre o nível do passeio do prédio junto a fachada e a linha horizontal, que passa pelo ponto mais alto do edifício.

ALVARÁ – Documento expedido pelas autoridades municipais que autoriza a execução de obras sujeitas à fiscalização.

ANDAIME – Obra provisória, constituindo plataforma elevada, destinada a sustentar os operários e os materiais, durante a execução das obras.

APARTAMENTO – Unidade residencial em edificação em condomínio.

ÁREA ABERTA – E a área cujo perímetro é aberto em partes, sendo guarnecida pelo menos em dois dos seus lados por paredes do edifício.

ÁREA BRUTA – É a área resultante da soma de áreas úteis com as áreas das seções horizontais das paredes.

ÁREA BRUTA DO PAVIMENTO – É a soma da área útil do pavimento com as áreas das seções horizontais das paredes.

ÁREA COMUM – Área que se estende por mais de um lote, podendo ser fechada ou aberta, bem como murada nas divisas do lote.

ÁREA EDIFICADA – Área do terreno ocupada pela edificação.

ÁREA GLOBAL E CONSTRUÇÃO – É a soma das áreas construídas de todos os pavimentos.

AVERBAÇÃO - Anotação feita pela Municipalidade de qualquer alteração que diga respeito ao imóvel,  como a propriedade, a mudança no estado civil do dono ou no nome da rua do imóvel.

BOTA FORA - Nos serviços de terraplenagem, material que sobra das escavações e é espalhado ou empilhado fora do canteiro das obras

CAIXA DE GORDURA - Equipamento pré-fabricado, para a retenção primária de gorduras presentes em efluentes com elevado teor de óleos e graxas. Também pode ser construída no local, seguindo as normas técnicas da ABNT e FEEMA.

CASAS GEMINADAS – Casas que, tendo paredes comuns, formam um conjunto residencial único.

CIRCULAÇÕES – Designação genérica dos espaços necessários a movimentação de pessoas ou veículos; em uma edificação, são os espaços que permitem a movimentação de pessoas de um compartimento para outro, ou de um pavimento para outro.

COBERTURA – É o ultimo teto de uma edificação.

CONSERTO DE UM EDIFÍCIO – Conjunto de pequenas obras de manutenção que não modifica nem substitui a compartimentação e os elementos constitutivos essenciais da edificação, tais sejam: pisos, paredes, telhados, esquadrias, escadas, etc.

CORREDOR – Superfície de circulação entre diversas dependências de uma edificação.

COTA – Indicação ou registro numérico de dimensões, ou medidas de altura, tal como representadas em plantas mapas, etc.

COTA SOLTEIRA – É aquela definida pelo pavimento de acesso de uma edificação independentemente do nível em relação ao logradouro.

CURVA DE NIVEL – É o lugar geométrico dos pontos da mesma cota.

DEGRAU – Desnivelamento formado por duas superfícies não afloradas. Nas escadas, os degraus são constituídos por duas partes: a vertical ou espelho, e a horizontal ou piso.

DEMOLICAO – Ato de demolir, derrubar. Etapa dos serviços iniciais que consiste na derrubada total ou parcial de uma edificação, em proveito de novas construções ou para efeito de correções das obras em desacordo com a legislação municipal.