quinta-feira, 29 de setembro de 2011

OS ÁTOMOS


ÁTOMO

A Evolução do conceito de Átomo:
LEUCIPO E DEMÓCRITO
Propuseram no século V a.C., a matéria divisível ate se chegar a uma partícula que não poderia mais ser dividida e que seria a unidade fundamental da matéria , a qual chamamos de átomo, seria maciço e esférico.


DALTON
Experimento realizado no final do séculoXVIII, retomou a teoria atômica e fez as seguintes considerações:
- átomo maciço e indivisível;
- átomos iguais são de um mesmo elemento químico;
- durante as reações, os átomos se separam e se reagrupam, formando novas substâncias.


THOMSON
Analisando as experiências com as descargas elétricas em gases rarefeitos (em pequenas quantidades), nas quais ficou evidenciada a presença de cargas positivas e negativas no interior do átomo, conhecido como modelo pudim de passas.


RUTHERFORD
A matéria é constituída de átomos que possuem massa e volume.
- átomo é formado por uma parte central, o núcleo, ao redor do qual giram os elétrons;
- massa do átomo concentra-se praticamente toda no núcleo.


CHADWICK
Todo núcleo é o conjunto de prótons e elétrons.
- todos os prótons são idênticos e apresentam uma carga igual a de um elétron, porém de sinal contrário. A massa de prótons é 1836 vezes maior que a dos elétrons.

TESTE DA CHAMA

O teste em chama fundamenta-se na ideia de que os sais, quando sujeitos a elevadas temperaturas, veem os seus íons metálicos (os cátions) que os constituem passarem do estado fundamental a estados excitados, com posterior emissão de radiações de cor característica, sob a forma de uma chama colorida. A cor da chama é característica de cada elemento e permite uma primeira identificação. No entanto, essa identificação só fica completa com a análise do espectro dessa chama, com um espectroscópio, comparando o espectro obtido com os espectros de referência.

Isso explica as diferentes cores dos fogos de artifícios.


Como eu havia dito, cada íon emite uma cor diferente:

Ca²
Laranja intenso
Sr²
Vermelho
Ba²
Laranja
Na
Amarelo alaranjado
K
Violeta
Cu²
Verde


EXPLICANDO
Ao fornecermos energia (calorífica) a um elétron, este salta de sua órbita (estado fundamental) para uma órbita mais externa (estado excitado). Ao retornar para sua órbita de origem, emite energia na forma de luz.


Mais informações visite:


 

VÁRIOS TIPOS DE TABELAS PERIÓDICAS


A forma bruta de alguns elementos:

Pra quem gosta de quadrinhos:
Pra quem não sai de casa sem ela:

Professor de Química – Guilherme Pimentel Pacífico

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ALUNOS DA EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA PARTICIPAM DO PROJETO SOCIAL VALORIZAR!





Os estudantes do 6º Semestre do Curso de Hotelaria da UAB/CEFET promovem o PROJETO SOCIAL VALORIZAR!, que tem como objetivo reconhecer e divulgar os ícones culturais do município de Quixeramobim.

O público-alvo do projeto serão os alunos da EEEP DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA e as atividades acontecerão durante o todo dia 30/09. Serão realizadas palestras com participação de filhos ilustres de nossa terra, apresentações folclóricas e culturais.

Será uma oportunidade de socializar temas diversas , prestar homenagens a quem tanto contribui para o desenvolvimento da cultura e vem se destacando a nível estadual e nacional.

Confira aqui a programação do evento.

8h30 ás 8h40
Abertura Oficial
Cerimonialista: Emanuel Pereira dos Santos

8h40 às 8h50
Hino Nacional
Interpretação – Herbert Wilson e Wilzi (Voz e Teclado);

8h50 às 9h00
Hino de Quixeramobim
Interpretação: Andressa – VOZ e Dedé Paula (Sanfona);

9h00 às 10h00

Palestra: A importância de Antônio Conselheiro como ícone da cultura de Quixeramobim
Palestrante: Marum Simão (Professor, escritor e filho de Quixeramobim)

10h00 às 10h10
Espaço para perguntas e debate

10h10 às 11h30

Palestra: Um século passou, mas nada mudou no homem. Um século passou, mas nada mudou na Escola?
Palestrante: Paulo Angelim (Viva Imóveis)

11h30 às 11h50
Espaço para perguntas e debate

11h50 as 13h10
Intervalo para o almoço e apresentação de repente e viola com o poeta Damião Monteiro;

13h10 às 13h20
Homenagem a Fausto Nilo
Música: Você se lembra – Composição: Geraldo Azevedo e Oswaldinho e Fausto Nilo
Participação: Professor Walterlan e alunas da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira;


13h20 às 14h40
Palestra: A importância da valorização do patrimônio histórico de Quixeramobim
Palestrante: Fausto Nilo – poeta e arquiteto filho de Quixeramobim

14h40 às 15h00
Espaço para perguntas e debate

15h00 as 15h20 min
Intervalo

15h20 às 15h30
Apresentação do PROJETO SOCIAL VALORIZAR!
Elisa Sales Paulino – Aluna do Curso de Hotelaria – UAB/CEFET

15h30 às 15h50

Depoimento da Srª Aldamira Guedes Fernandes sobre a vida política ao assumir a função de primeira prefeita de Quixeramobim .

Entrega de flores pela aluna Fabíola da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira.

15 h50 às 16 h00
Depoimento do Sr. João Raimundo, operário da obra sobre a construção da Barragem sob o Rio Quixeramobim em 1958;

16h00 às 16h30

Apresentação do humorista Antônio Fernandes.

16h30 às 16h50
Encerramento: agradecimentos / apresentação do Boi de Reisado e do Mestre da Cultura Piauí.

CONCURSO DE LOGOMARCA DA III FEIRA REGIONAL‏ DA CREDE 12

Resultado do Concurso de Logomarca da III Feira Regional da CREDE 12.
 A EEEP Dr José Alves da Silveira participará com dois trabalhos selecionados : 
 
 
Francisco Maycon Ismael do Carmo
1º Ano do Ensino Médio Integrado – Curso Rede de Computadores
 
 
 Dalton Wesley Inácio de Souza
1º Ano do Ensino Médio Integrado – Curso Técnico em Edificações

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O QUE É CYBERBULLYING?




Quem algum dia já passou pela escola, com certeza se lembra do terrível bullying, intimidação ou comportamento agressivo com o intuito de humilhar algum colega. O termo inglês bullying, deriva de “valentão”, não possui tradução possível para o português, e engloba todo tipo de agressão ou intimidação com o intuito de humilhar uma pessoa. Quem não sofreu bullying certamente se lembra de algum colega que sofreu.


Apesar de ser um termo novo no Brasil, o bullying não é atual e não acontece somente na escola, também é encontrado nas universidades, no ambiente de trabalho e na vizinhança, porém, sendo mais comum entre os adolescentes. A má notícia é que essa forma de intimidação transpôs as barreiras das escolas e chegou ao meio virtual, com o nome de cyberbullying.

Uma das diferenças do cyberbullying é a suposta vantagem que o agressor possui pelo anonimato que a Internet pode oferecer. A preocupação de professores e famílias reside no fato de que os insultos virtuais podem se espalhar rapidamente, contaminando todas as pessoas que conhecem a vítima.


Na Internet, as calúnias circulam através de redes sociais, emails, vídeos, blogs e fotologs, mensageiros instantâneos, entre outros, com uma velocidade muito maior do que teriam fora do mundo virtual. Os insultos podem assumir a forma de calúnias, ofensas, perseguições, rumores, boatos maldosos e imagens forjadas sobre a vítima.

É possível alguém espalhar e-mails e mensagens instantâneas fazendo-se passar por outra pessoa, insultando e disseminando intrigas e fofocas. A principal rede de relacionamentos acessada no país, o Orkut, é utilizada para expor pessoas de forma vexatória, através de comunidades ofensivas, divulgação de fotografias ou vídeos feitos sem o consentimento da vítima, entre outros.


Além das ofensas direcionadas a outros colegas, também há comunidades e tópicos criados nas redes de relacionamento, manifestando repúdio às autoridades da escola e professores, utilizando palavras de baixo calão e xingamentos. As escolas podem identificar e punir os alunos envolvidos.

O cyberbullying em jogos online pode ser detectado em jogos como o Counter Strike, quando alguém envia intencionalmente mensagens hostis a outro jogador ou perturba a sua participação no jogo. Há casos em que um jogador ataca os inimigos que outro jogador está tentando matar, impedindo-o de avançar no jogo, atitude conhecida como roubo de presas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A FÍSICA DAS TEMPESTADES E DOS RAIOS



Primeiro raio artificial induzido no Brasil. Sede do INPE em Cachoeira Paulista, novembro de 2000.
Uma nuvem começa a se formar quando o calor que é irradiado pelo Sol atinge nosso planeta e evapora a água presente em sua superfície. Esse vapor sobe das regiões de baixa altitude, onde é menos denso que o ar, até regiões mais frias da atmosfera, onde se condensa e forma as minúsculas gotinhas de água que compõem a nuvem.
Quando ela é formada por partículas de gelo e água em diversos tamanhos, tem uma grande extensão vertical e encontra-se em uma região com ventos intensos, tem todos os ingredientes necessários para produzir relâmpagos. São as chamadas cumolonimbus, ou simplesmente nuvens de tempestades.
Ainda não há uma teoria definitiva que explique a eletrificação da nuvem. Há, no entanto, um consenso entre os pesquisadores de que a eletrificação surge em seu interior, da colisão entre partículas de gelo, água e granizo. Uma das teorias mais aceitas diz que o granizo, sendo mais pesado, ao colidir com cristais de gelo, mais leves, fica carregado negativamente, enquanto os cristais de gelo ficam carregados positivamente.

Isso explicaria o fato de a maioria das nuvens de tempestade ter um centro de cargas negativas embaixo e um centro de cargas positivas na sua parte superior. Quando a concentração de cargas nesses centros cresce muito, o ar que os circunda já não consegue isolá-los eletricamente e acontecem as descargas elétricas entre as duas regiões.
A maioria das descargas ocorre dentro das nuvens, mas como as cargas elétricas na nuvem induzem cargas opostas no solo, as descargas também podem se dirigir a ele. Os raios que tocam o solo podem ser divididos em descendentes (nuvem-solo) e ascendentes (solo-nuvem). Os que não tocam o solo podem ser basicamente de três tipos: dentro da nuvem, da nuvem para o ar e de uma nuvem para outra. O tipo mais freqüente é o descendente.
Um raio começa com pequenas descargas dentro da nuvem, que liberam os primeiros elétrons em direção ao solo. Quando essa descarga, conhecida como ‘líder escalonado’, encontra-se a algumas dezenas de metros da superfície, parte em direção a ela uma outra descarga com cargas opostas, chamada de ‘descarga conectante’. Forma-se então o que é conhecido como o canal do raio, um caminho ionizado e altamente condutor. Por ele passa um gigantesco fluxo de cargas elétricas denominado ‘descarga de retorno’. É neste momento que o raio acontece com a máxima potência, liberando grande quantidade de luz.

A voltagem de um raio encontra-se entre 100 milhões e 1 bilhão de Volts. Sua corrente é da ordem de 30 mil Ampères, ou seja, a mesma utilizada por 30 mil lâmpadas de 100 W juntas. Em alguns raios, a corrente pode chegar a 300 mil Ampères!
Essa corrente, ao passar pelo ar, aquece-o e ele se expande com violência, produzindo um som intenso e grave. É o trovão, que pode chegar a 120 decibéis, ou seja, uma intensidade comparável à que ouve uma pessoa nas primeiras fileiras de um show de rock. Mas, se o raio dura apenas frações de segundo, porque o trovão é tão longo?
No artigo “A Física das tempestades e dos raios”, Física na Escola, v.2, n.1, o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, Marcelo Saba, responde a essa e outras perguntas bastante curiosas: “O que é um raio bola?”, “Qual a temperatura de um relâmpago?”, “É possível utilizar a energia de um raio?”, etc...
Em outro texto, “O raio passo a passo”, Física na Escola, v.4, n.2, Saba apresenta a seqüência fotográfica de um raio traçando seu caminho em direção ao solo.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

RACISMO: ESTÁ ALÉM DA COR DA PELE



Racismo é algo que afeta a população mundial de forma geral sem distinção de lugar, desde muito tempo ouvimos a respeito a sua existência. E quando pensamos que em pleno século XXI as coisas possam melhorar aí é que nos enganamos.


A falta de respeito, insultos contra pessoas semelhantes ao próprio umbigo, mesma estrutura (Corpo, Alma e Espírito), diferenciado apenas pela sua característica física, são constantes em nossa sociedade. O racismo está em toda parte, até hoje palestinos contra judeus, Irã contra Israel, brancos contra índios e vice-versa. A discriminação por cor aparece na fala das pessoas, são piadinhas, frases infelizes, vícios de linguagens como palavras de duplo sentido.


O racismo está muito além da cor da pele. O indivíduo sente a necessidade de colocar suas frustrações nas costas de alguém, a culpa sempre é do outro, do “diferente” de nós. O racismo é sinônimo do incompreensível.


Um episódio que vem sendo repercutido, e que superou barreiras, sendo falado em vários jornais do mundo foi o acontecimento recente no futebol brasileiro. Casos de racismos no futebol infelizmente não são novidades. Ontem (24/06/2009) o argentino Maxi Lopes, do Grêmio foi denunciado por Elicarlos do Cruzeiro, por tê-lo ofendido com palavras de conteúdo racista.


O presidente dos Estados Unidos não venceu as eleições porque é negro, e sim porque é inteligente, culto, descente, moderno, capaz. E como o ser humano é falho, quando Obama vier a errar, já que Bush deixou muito pepino em suas mãos, provavelmente ouviremos comentários comparados a sua cor.


É como já dizia Albert Einstein “no mundo em que vivemos é mais fácil destruir um átomo do que um preconceito”.


Nenhum indivíduo nasce odiando outra pessoa devido à cor de sua pele, religião ou sua origem. Para odiar, precisa nascer o sentimento de raiva contra a pessoa e, se pode nascer esse sentimento de ódio, porque então não nascer o sentimento do amor, aprender a amar? E você, onde guarda o seu racismo? 

Precisamos amar nosso semelhante como a nós mesmo, tratá-los como gostaríamos que fôssemos tratados.


Deixo uma reflexão de Martin Luther King:

Eu tenho um sonho de que um dia meus quatro filhos vivam em uma nação onde não sejam julgados pela cor de sua pele, mas pelo seu caráter”.

Texto complementar para as aulas de História

Confira esse vídeo do Gabriel, O Pensador
 

QUESTÕES DE BIOLOGIA



01 - Cite a principal diferença entre as células procariontes e as células eucariontes, e apresente dois exemplos de seres constituídos por essas células.



02 - Assinale a alternativa que melhor define osmose:
a) É um processo ativo de equilíbrio de osmolaridade.
b) Nela acontece um fluxo espontâneo apenas de solvente do meio menos concentrado para o mais concentrado.
c) É um processo espontâneo em que partículas de soluto de uma região mais concentrada “migram” para outra com menor concentração.
d) É um processo ativo em que as células mantêm o equilíbrio entre si e o meio.
e) NDA.


03 - Foi realizada uma experiência com duas folhas de alface. Uma delas foi colocada em uma solução hipertônica e a outra em uma solução hipotônica.
Baseado nessas informações, responda:
Em qual situação as células da folha estarão túrgidas? Por quê?



04 - (UFRJ) O gráfico adiante mostra a variação de concentração de lactato (ácido láctico), CO2 e O2 no sangue de uma foca, antes, durante e depois de um mergulho de 20 minutos de duração.
 



Dica: Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto que o meio; Solução hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto que o meio.



05 - (Unicamp-SP) Muito se têm comentado sobre o aquecimento global, e um dos assuntos mais debatidos é o aumento do aquecimento provocado por emissões de CO2 e sua relação com o efeito estufa. Um dos métodos mais discutidos para neutralizar o CO2 consiste na realização de cálculos específicos para saber quanto CO2 é lançado na atmosfera por determinada atividade, e quantas árvores devem ser plantadas para absorver esse CO2. Por outro lado, sabe-se que se, por absurdo, todo o CO2 fosse retirado da atmosfera, as plantas desapareceriam do planeta. Explique como as plantas retiram CO2 da atmosfera e porque elas desapareceriam se todo o CO2 fosse retirado da atmosfera.


06 - Sobre respiração e fotossíntese, assinale a alternativa correta:
a) Na fotossíntese é liberado apenas para o ambiente O2.
b) Somente as plantas são capazes de realizar fotossínteses.
c) A melhor cor de luz para as plantas realizarem a fotossíntese é a verde.
d) Nas células animais a respiração é feita nas mitocôndrias.
e) O oxigênio utilizado na fotossíntese tem sua origem no ar.


07 - (Ufscar-SP) Na tabela, estão assinaladas a presença (+) ou ausência (-) de alguns componentes encontrados em três diferentes tipos celulares (A, B, C): A, B e C pertenceriam, respectivamente, aos organismos:
a) eucariotos heterótrofos, procariotos heterótrofos e procariotos autótrofos;
b) eucariotos autótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos;
c) procariotos heterótrofos, eucariotos heterótrofos e eucariotos autótrofos;
d) procariotos autótrofos, eucariotos autótrofos e eucariotos heterótrofos;
e) eucariotos heterótrofos, procariotos autótrofos e eucariotos autótrofos.


08 - (Vunesp) Em uma prova de biologia, um aluno deparou-se com duas figuras de células. Uma figura representava uma célula vegetal e a outra representava uma célula animal.

                                            Célula A                                       Célula B
Identifique qual das figuras, A ou B, representa a célula vegetal, citando as estruturas celulares que permitem ao estudante identificá-la corretamente. Qual(is) dessas estruturas permite(m) utilizar a luz na produção da matéria orgânica de que necessita?


09 - (Fuvest-SP) As estruturas presentes em uma célula vegetal, porém ausentes em uma bactéria, são:
a) cloroplastos, lisossomos, núcleo e membrana plasmática;
b) vacúolos, cromossomos, lisossomos e ribossomos;
c) complexo golgiense, membrana plasmática, mitocôndrias e núcleo;
d) cloroplastos, mitocôndrias, núcleo e retículo endoplasmático;
e) cloroplastos, complexo golgiense, mitocôndrias e ribossomos.

10 - A figura abaixo representa uma célula vegetal. Preencha os espaços com o nome das estruturas indicadas:
 






TELENOVELA NA AULA DE ESPANHOL DA EEEP DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA

Ve que interesante el Trailer de la telenovela brasileña Lazos de Familia en Español Latino. Esta telenovela es más que lazos de familia. Es amor, pasión, celo y secretos, todo pasado en Rio de Janeiro. La ciudad maravillosa es el fondo de la historia.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

ALUNA DA EEEP DR JOSE ALVES DA SILVEIRA É PREMIADA EM CONCURSO DE REDAÇÃO


A aluna FABÍOLA DOS SANTOS SILVA do Curso de Agronegócio da EEEP Dr. José Alves da Silveira de Quixeramobim,CE, participou do concurso de redação promovido pelo ProJovem Adolescente dessa cidade.

Com o tema “Jovens de olho no futuro”, a aluna garantiu terceiro lugar na categoria Ensino Médio e recebeu o prêmio, na manhã deste dia 22, das mãos do coordenador do projeto no município.

A premiação ocorreu após uma marcha com os jovens do município em comemoração ao Dia Internacional da Juventude.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

EEEP DR JOSÉ ALVES LANÇA PROJETO AS HISTÓRIAS QUE O POVO CONTAM



A EEEP Dr José Alves da Silveira oficializou hoje (19/09/2011) o Projeto Histórias que o Povo Contam aos seus alunos.

O momento teve a participação das Professoras Lilian e Valéria do SESC LER, que apresentaram seu projeto de contação de histórias chamado A Mala dos Contos.



O projeto tem como objetivos desenvolver no aluno a curiosidade na perspectiva de diferenciar História de Estória; buscar a capacidade do aluno em ouvir as histórias e estórias do povo e valorizar os causos contados pelos mais velhos.

Os Coordenadores do Projeto (LEI e Multimeios) esperam buscar a capacidade do aluno em ouvir as histórias e estórias do povo, valorizando os causos contados pelos mais velhos; melhorar a memória auditiva; melhoria e ampliação do vocabulário e incentivar a Produção Textual.

INTERNET: SERÁ QUE O PROVEDOR TE ENTREGA A VELOCIDADE PROMETIDA? FAÇA O TESTE.






O Speedtest.net é um excelente serviço que testa a velocidade de sua conexão em qualquer circunstância, independentemente do sistema operacional ou do computador que você estiver usando no momento. Rápido e eficiente, este testador de conexão gratuito capta seu IP, sua localização e realiza testes de velocidade de download e upload.

Se você está achando que sua internet está lenta demais ou apenas quer confirmar sua velocidade, verificando se é realmente aquilo que o provedor promete, basta acessar o site e iniciar um teste, clicando em "Begin Test". O serviço irá testar sua velocidade de Ping, sua velocidade de download e sua velocidade de upload, respectivamente. Um ponteiro estilo velocímetro irá exibir os números (kbps, mbps) para você.

Acompanhe os gráficos de transferência de dados, veja sua localização no mapa e, se quiser, ainda pode compartilhar o resultado de sua internet no Twitter ou Facebook. Dê uma classificação para seu provedor, escolha um novo servidor para realizar testes novamente e saiba o quanto você está mais rápido se comparado com a média do país!

Para acessar o SpeedTest, clique aqui.