quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BOLETIM TURBINADO


Nem sempre estudar horas a fio é suficiente para reverter as notas vermelhas. Além de dedicação,
o aluno precisa desenvolver um método de estudo adequado. O apoio dos pais também é fundamental.

Veja aqui essas dicas:

1. Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas.
2. Monte um plano de estudo, prevendo o que vai estudar ao longo da semana.
3. Faça as lições de casa no dia e deixe um tempo para revisar o que aprendeu na aula.
4. Estude no horário em que está mais atento e disposto. Não deixe para as horas em que tem sono ou está cansado.
5. Descubra qual técnica de memorização funciona para você: falar em voz alta, fazer resumos, montar esquemas, exercícios, dramatização ou estudar em grupo.
6. Procure outras referências sobre o assunto que está aprendendo para ampliar seus conhecimentos, como livros, revistas e filmes.
7. Aproxime-se de um professor, pesquisador ou profissional que domine o assunto de seu interesse.
8. Tenha o hábito de refazer os exercícios que errou nas provas e entenda por que errou.
9. Prepare na véspera a mochila da escola. Verifique os cadernos e livros de que vai precisar e se todas as lições estão feitas.
10. Reconheça seus pontos fortes e fracos, as áreas em que tem mais habilidade.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

EEEP DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA DESENVOLVE O PROJETO "PROMOTORES DA PAZ".


 
A EEEP DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA, Quixeramobim, lançou oficialmente no dia 30/08, o projeto "PROMOTORES DA PAZ". A iniciativa partiu dos educadores e contou com a adesão dos alunos, com o objetivo de formar multiplicadores na área da educação para uma cultura de paz no espaço intra-escolar e, consequentemente, extensivo ao meio social onde vivem.
A solenidade teve início com o hasteamento da bandeira da paz, acompanhado do coral da escola, onde todos os alunos e educadores da Instituição entoaram num canto uníssono a música paz (Roupa Nova). 


Em seguida houve um momento de reflexão sobre o tema, conduzido pela Coordenadora Escolar Roselina Almeida.
Com esse projeto, pretende-se também, formar uma consciência de solidariedade social que contribua para o crescimento moral e a aquisição de valores éticos que guiem o comportamento do indivíduo na família e na sociedade e para isto, algumas ações serão implementadas no cotidiano escolar, tais como:
  • vivência diária, de cinco minutos de valores humanos;
  • promover semanalmente, acolhida coletiva com a pausa para a serenidade;
  • eleger por sala – aluno cidadão da paz, para cuidar da turma nos momentos conflituosos;
  • realizar dinâmica para vivenciar os valores humanos (solidariedade, respeito, não violência);
  • promover estudos sobre os direitos humanos;
  • promover diálogos sobre a paz;
  • realizar show da paz - apresentações artísticas envolvendo a temática PAZ;
  • produzir cartazes demonstrando momentos de paz;
  • confeccionar mural com os ícones da Paz – Nelson Mandela, Madre Teresa de Calcutá, Ghandi, entre outros.
  • socialização do projeto em outras escolas;
  • realizar caminhada pela PAZ;
Pretendemos assim, formar redes de solidariedade humana para contribuir para o combate a violência, colaborando para a construção de um mundo melhor.


EEEP DR JOSÉ ALVES REALIZA PROJETO DE MONITORIA

A Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, desenvolve o Projeto de Monitoria nos Laboratórios nas áreas das Ciências da Natureza , com o objetivo de auxiliar aos alunos que cursam o 1º ano dos cursos técnicos de: Agronegócio, Edificações, Logística e Redes de Computadores, a discutirem sobre suas dúvidas nas disciplinas , possibilitando-os superar tais dificuldades.


O projeto é coordenado pelos professores: Everton, Guilherme, Natália, Jackson e Liliane, que esperam com essa ação favorecer aos alunos a criação de hábitos de estudo, além de proporcionar a troca de saberes entre colegas, partindo de uma prática dialógica e concreta onde os conteúdos apreendidos possam ser utilizados no seu cotidiano.

Para seleção dos alunos monitores, consideramos a assiduidade, a participação e o desempenho satisfatório na disciplina que irá atuar como protagonista.

Veja a relação completa dos alunos selecionados:

CURSO DE AGRONEGÓCIOS
DISCIPLINAS
MATEMÁTICA:
Alison Victor Siqueira Gomes
Pedro Victor Figueredo Pinheiro
Lucas Ribeiro de Sousa

QUÍMICA
Mateus Oliveira
Vitória Moreno
Fabíola Silva


BIOLOGIA
Marcio Alan Nunes do Carmo
Ruan da Cruz Paulino

FÍSICA
Pedro Victor Lemos Coutinho
Nelson Victor Nunes Saldanha
Antônio Mateus Cruz de Morais


CURSO DE EDIFICAÇÕES
DISCIPLINAS
MATEMÁTICA:
Fábio Ferreira Pimenta
Cleziane Paiva dos Anjos
Bruno Cavalcante Mota

QUÍMICA
Bruna Thalya da Silva
Crisna Mara Arruda Mendes
Antônia Narjara Ferreira da Silva


BIOLOGIA
Eduarda Maria Farias Silva
Jadson Martins de Oliveira


FÍSICA
Fabrício Martins de Freitas
Guilherme Farias de Oliveira
Paloma da Silva Araújo


CURSO DE LOGÍSTICA
DISCIPLINAS
MATEMÁTICA:
Geísa Gonçalves de Araújo
Raquel de Freitas Oliveira
Thayná Bezerra de Souza



QUÍMICA
Ana Juliana Marques
Eudasliane Vieira
Dalila Leite Saldanha


BIOLOGIA
Eriklene Florêncio de Sousa
Thayná Bezerra de Souza


FÍSICA
Francisco Davi de Araújo Gonçalves
Thaynara Maria Mouta Gonçalves
Maria Luana Martins da Silva


CURSO DE REDES DE COMPUTADORES
DISCIPLINAS
MATEMÁTICA:
João Pedro Dedê de Almeida
Selton Kauhaj Barros da Silva
Antônio Eudálio de Sousa da Silva



QUÍMICA
Ana Thalya Silva Barbosa
 Felipe Ramalheiro
Manuelly Mara Lemos Cristino



BIOLOGIA
Vicente Aguiar Sousa
João Marcos Nunes Caetano



FÍSICA
Francisco Ivo dos Santos Ferreira
Vinícios Davi Fernandes Oliveira
Antônio Reginaldo Cândido


ALUNOS DA EEEP DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA REALIZAM CURSO DE AGENTE AMBIENTAL



Os 180 alunos da EEEP DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA – Quixeramobim, estão participando do Curso de Agentes Ambientais , promovido pela Fundação Demócrito Rocha- FDR em parceria com a Universidade Aberta do Nordeste. 

Os cursos dispõe de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) onde o aluno tem várias opções de interatividade para dirimir dúvidas, realização de atividades relacionadas aos conteúdos dos fascículos, bibliografia complementar, etc. É neste AVA , que a partir do dia 30/08, o aluno realizará a prova online. 

A carga horária do curso é de 120 horas , e uma excelente oportunidade de aprofundar a consciência cívica e a responsabilidade social dos alunos, assim como subsidiá-los com fundamentação teórica a fim de capacitá-los como agentes multiplicadores e facilitadores de controle ambiental.

ALUNA DE LOGÍSTICA GANHA MELHOR REDAÇÃO NA ESCOLA PROFISSIONAL

A importância da leitura na vida das pessoas.

A leitura é muito importante em nossa vida. Através dela podemos conhecer e aprender sobre mundos novos, outras culturas e muito mais.com um livro podemos viajar sem sair de casa e isso nos permite descobrir coisas que jamais poderíamos imaginar. A leitura nos leva a sonhar; a acreditar em contos de fadas, princesas e piratas; em amores ou decepções. 
Ela nos convida a sermos sábios, a adiquirir informações sobre diversos temas e o mais importante: acreditar sempre em nós mesmos. Com ela sabemos que podemos progredir, que podemos sim voar mais alto, que não existem fronteiras para o aprender, que sempre seremos bons diante daquilo que nos dá prazer.
 
O livro é um amigo para todas as horas, para momentos tristes ou alegres. Ele te tira do chão e te leva ao céu. Sem leitura somos ignorantes de conhecimento, não sabemos distinguir o bem do mal, não temos criatividade suficiente para expressar nossos sentimentos. Em um belo cordel ou em um livro de suspense, nossa imginação cria asas e nos permite alçar os voos mais distantes. Com a leitura podemos ir à lua ou voltar ao passado e descobrir como tudo começou.
 
Hoje muitas pessoas, principalmente os jovens, não gostam de ler ou até mesmo sentem preguiça. Mal sabem eles os bens que estão perdendo: educação, cultura, riquezas que só mesmo um bom livro pode trazer. Sem leitura somos pedras sem valor algum, pássaros que ainda não criaram asas e que, assim sendo, não podem ter liberdade. A leitura já transformou vidas, realizou muitos sonhos, construiu futuros brilhantes. E tenho crteza que só por meio dela é possível transformar esse vasto mundo em um lugar melhor pra se viver.

Antonia Aline da Silva
Curso Técnico em Logística

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

CURIOSIDADES SOBRE A INDEPENDÊNCIA



Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. Vocês sabiam disso?

Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

AS REDES SOCIAIS PARA QUEM PROCURA EMPREGO


Está começando a prosperar nos EUA e deve chegar ao Brasil em breve, um novo negócio na área de recursos humanos. São empresas que estão se especializando em fazer pesquisas na internet sobre a vida dos candidatos.


Eles vêm comentários que as pessoas fazem nas redes sociais, em fotos, vídeos, para saber se o candidato pode ser contratado ou não. Muitos alegam que estão averiguando se há comentários contra negros, mulheres, comentários sexistas, se a pessoa aparece em situações sexualmente comprometedoras.

A discussão que tem surgido é que as pessoas não sabem se o que estão deixando na internet pode ser usado contra elas em algum momento. Outro ponto é até onde é justo trazer coisas da vida privada para a vida no trabalho?

Uma pessoa que estava buscando um cargo numa alta empresa americana e deixou de ser contratada por causa desse monitoramento. Ela tinha cerca de 15 álbuns de fotos em que aparecia segurando vários tipos de armas. Um outro mais jovem aparecia bastante sorridente e orgulhoso em frente a uma estufa com plantação de maconha.

Enfim, cada vez mais o que as pessoas escrevem vai ser investigado e já há uma série de empresas ganhando muito dinheiro nesse monitoramento.

PROCURA-SE POR MUAMMAR GADDAFI

 
Depois de mais de quatro décadas, o regime de Muammar Gaddafi está próximo do fim na Líbia. Com apoio militar da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os rebeldes chegaram à capital, Trípoli, onde ainda ocorrem confrontos com aliados do ditador, cujo paradeiro é desconhecido.

Os conflitos começaram há seis meses, quando manifestações pró-democracia se espalharam pela África do Norte e o Oriente Médio. O movimento derrubou dois presidentes, na Tunísia e no Egito. Na Síria, mais de duas mil pessoas já foram mortas pela repressão do Estado.

Também na Líbia os levantes foram reprimidos pelas Forças Armadas. A partir de março, porém, o Conselho de Segurança da ONU decretou zona de exclusão aérea e abriu caminho para a intervenção militar. A Otan bombardeou alvos do governo e deu armas aos rebeldes, o que possibilitou a queda do regime.

Muammar Gaddafi está há 41 anos no poder – é o mais longevo entre os líderes árabes. Agora, discute-se a formação de um governo de transição. O maior temor é que ocorra situação semelhante ao Iraque, onde, passados oito anos da queda de Saddam Hussein, a democracia é instável.

CULTURA DE PAZ


Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.

Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito a diferença. A Cultura de Paz possui valores que pretendem humanizar a humanidade, em que o SER é maior do que o TER. Os movimentos de Cultura de Paz têm por fontes inspiradoras o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-violência, projetado pelos ganhadores do prêmio Nobel da Paz , outros documentos internacionais (Haia, Declaração Universal dos Direitos Humanos, documentos da Unesco, Carta das Responsabilidades Humanas, Carta das Responsabilidade dos Artistas).

Toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma de desenvolvimento. A Cultura de Paz é a alma do reencantamento do mundo, sem ela não haverá mudanças substanciais, equilíbrio planetário e mundos poeticamente habitáveis.

REAÇÕES QUÍMICAS


As substâncias podem combinar-se com outras substâncias transformando-se em novas substâncias. Para estas transformações damos o nome de Reações Químicas.


Reação Química é um fenômeno onde os átomos permanecem intactos. Durante as reações, as moléculas iniciais são "desmontadas" e os seus átomos são reaproveitados para "montar" novas moléculas.


No nosso cotidiano, há muitas reações químicas envolvidas, como por exemplo, no preparo de alimentos, a própria digestão destes alimentos no nosso organismo, a combustão nos automóveis, o aparecimento da ferrugem, a fabricação de remédios, etc.


EQUAÇÃO QUÍMICA

A forma que representamos a reação química chama-se Equação Química.
Equação Química – é a representação gráfica da reação química.
Nela colocamos os elementos que estão envolvidos na reação, de forma abreviada, e como ela aconteceu, através de símbolos já padronizados.
As Equações Químicas representam a escrita usada pelos químicos e de forma universal, ou seja, é a mesma em qualquer país.
As substâncias que participam da reação química são chamadas de produtos ou reagentes na equação química.
Reagentes (1° membro) – são as substâncias que estão no início da reação. São as que irão reagir, sofrer a transformação.
Produtos (2° membro) – são as substâncias resultantes da reação química.
Exemplo: Duas moléculas de gás hidrogênio juntam-se com uma molécula de gás oxigênio formando duas moléculas de água.
2H2 + O2 → 2 H2O

reagente produto
Observe que o H2 e o O2 são reagentes e H2O é o produto.
Para representar a reação química, utiliza-se uma seta apontando para o lado direito, indicando a transformação.
Em cima da seta, são utilizados alguns símbolos indicando as condições nas quais a reação deve ocorrer.
∆ - calor
aq – aquoso ( em água)
cat – catalisador
λ – energia luminosa
Em cada substância pode haver os seguintes símbolos:
↑ - desprendimento de gás
↓ - precipitação de um sólido
Nas equações químicas, as substâncias podem aparecer com seus estados físicos:
(s) – sólido
(l) – líquido
(g) – gasoso
Exemplo:
C (s) + O2 (g) → CO2 (g)

BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS

Em uma reação química, a estrutura dos átomos, enquanto elementos químicos ficam inalterados. Os átomos de um elemento não se transformam em átomos de outro elemento. Também não há perda ou criação de átomos novos (Lei de Lavoisier).
O número de átomos dos reagentes deve ser igual ao número de átomos dos produtos. Quando isso acontece, dizemos que a equação química está balanceada.
Exemplo de equação balanceada: C + O2 → CO2
Exemplo de equação química não balanceada: H2 + O2 → H2O
Observe que na 1ª equação há um carbono e no reagente e um carbono no produto. Também há dois oxigênios no reagente e dois no produto. A equação está corretamente balanceada.
Na 2ª equação, há dois hidrogênios no reagente e dois hidrogênios no produto, porém há dois oxigênios no reagente e apenas um no produto. Então, deve-se balancear esta equação. Há alguns métodos para balancear uma equação química. O mais fácil e simples é o Método das Tentativas.
Para balancear a 2ª equação, podemos colocar o número 2 na frente do H2 e o número 2 na frente da H2O, assim:
2 H2 + O2 → 2 H2O
O número de átomos, por exemplo, deve ser mantido sempre. Para esse número damos o nome de índice. O número que poderá ser colocado na frente do átomo é o coeficiente, no caso, também 2.
Então temos agora 4 H no reagente e 4 H no produto. Também 2 O no reagente e 2 O no produto. A reação agora está balanceada.
Quando o coeficiente for 1, ele não precisa ser escrito.

Método das Tentativas / Acerto de Coeficientes

Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos.
Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os não-metais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.
Nesta ordem:
1º) Metais
2º) Não-Metais
3º) Oxigênio
4º) Hidrogênio

***Acesse exercício complementar sobre balanceamento por tentativa: http://www.cdcc.usp.br/quimica/vamosexercitar/lacunbal.html
 
VELOCIDADE DAS REAÇÕES

As reações químicas não ocorrem com a mesma velocidade: umas são mais rápidas, outras são bem lentas. A reação entre bicarbonato de sódio, por exemplo, e vinagre, é rápida. Basta os reagentes entrarem em contato para que ela ocorra. Já a reação que ocorre entre ferro, oxigênio e água, formando a ferrugem, é lenta.
Alguns fatores podem alterar a velocidade das reações químicas.
Numa reação entre um comprimido efervescente e água podemos acelerar a velocidade desta reação. Basta dividir o comprimido em pedaços iguais. Então quanto mais triturado, mais dividido, mais rápida é a reação. Este fator é a superfície de contato, que aumenta e faz com que a reação seja mais rápida.
O mesmo acontece quanto à temperatura. Se colocarmos o comprimido efervescente em água fria e outro em água quente, observaremos que com a água quente a reação ocorre mais rápida. Então, o aumento da temperatura faz com que a velocidade da reação química aumente.


TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS

As reações químicas são classificadas em quatro tipos:
- síntese ou adição
- análise ou decomposição
- simples troca ou deslocamento
- dupla troca
- SÍNTESE OU ADIÇÃO – é a reação onde duas ou mais substâncias reagem para se transformar em uma. Exemplos:
C + O2 → CO2
CaO + H2O → Ca(OH)2

- ANÁLISE OU DECOMPOSIÇÃO – é a reação onde uma substância se divide em duas ou mais substâncias de estrutura mais simples.
Exemplos:
2AgBr → 2Ag + Br2
2Cu(NO3)2 → 2CuO + 4NO2 + O2

- SIMPLES TROCA OU DESLOCAMENTO – é a reação onde uma substância simples troca de lugar com um elemento de uma substância composta, se transformando em uma nova substância simples.
Exemplos:
Zn + H2SO4 → ZnSO4 + H2
Fe + CuSO4 → FeSO4 + Cu

- DUPLA TROCA – é a reação onde duas substâncias compostas reagem e trocam seus elementos, se transformando em duas substâncias também compostas.
Exemplos:
HCl + NaOH → NaCl + H2O
FeS + 2HCl → FeCl2 + H2S

LEI DE LAVOISIER

“Numa reação química, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”
Segundo esta lei, num sistema químico fechado, qualquer que seja a transformação ocorrida, a massa segue constante.
Estas afirmativas obedecem a uma Lei da natureza. Descoberta pelo cientista francês Antoine Lavoisier, no final do século XVII. Por este motivo, esta lei ficou conhecida como Lei de Lavoisier ou Lei da Conservação da Massa.
É dele também a célebre frase: "Na natureza nada se perde, nada se cria. Tudo se transforma".

Observe:
Uma reação entre as substâncias A e B transformam-se em C.
A massa da substância A é 20g e de B é 5g. Qual a massa de C?
A + B → C
20g 5g x
Então: 20 + 5 = 25g de C
A + B → C
20g 5g 25g
Esta reação obedece a Lei de Lavoisier, onde a soma das massas dos reagentes é igual a soma da massa dos produtos.

LEI DE PROUST

"Uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa".
O químico francês Joseph Louis Proust observou que em uma reação química a relação entre as massas das substâncias participantes é sempre constante. A Lei de Proust ou a Lei das proporções definidas diz que dois ou mais elementos ao se combinarem para formar substâncias, conservam entre si proporções definidas.
Observe: A massa de uma molécula de água é 18g e é resultado da soma das massas atômicas do hidrogênio e do oxigênio.

H2 – massa atômica = 1 → 2 x 1 = 2g
O – massa atômica = 16 → 1 x 16 = 16g
Então 18g de água tem sempre 16g de oxigênio e 2g de hidrogênio. A molécula água esta na proporção 1:8.
m H2 = 2g = 1
____ ___ __

m O 16g 8

As Leis de Lavoisier e de Proust são chamadas de Leis Ponderais porque estão relacionadas à massa dos elementos químicos nas reações químicas.  

Guilherme Pimentel
Professor de Química

BOM ESTUDO !

AS LATINHAS QUE RESFRIAM EM SEGUNDOS



As chamadas latinhas inteligentes criadas na Coreia do Sul são um tipo de aplicação muito interessante dos fenômenos físico-químicos de trocas de calor. Estas latas se aquecem ou se resfriam.
 
As latinhas inteligentes usadas para refrigerantes e cerveja gelam o produto em 15 segundos, sem precisar de geladeira.
 
Dentro da lata há uma serpentina cheia de gás carbônico sobre alta pressão. Ao abrir a lata, o gás é liberado, acarretando um rápido resfriamento, que gela a bebida contida na lata.
 
Existem também os recipientes que aquecem seu conteúdo. É usado em sopas, leite e café.
 
Esta ideia foi muito utilizada durante a Segunda Guerra Mundial, para fornecer comida quente aos soldados nos campos de batalha.
 
Para o aquecimento, são usadas várias reações que liberam calor (exotérmicas), como:

CaO + H2O → Ca(OH)2

2 Al + Fe2O3 → Al2O3 + 2 Fe
Guilherme Pimentel
Professor de Química

ESCOLA PROFISSIONAL LANÇA PROJETO "TÁ LIGADO".


Professores da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias da EEEP Dr. José Alves da Silveira desenvolverão projeto “Tá ligado”

Os professores da área de linguagens, códigos e suas tecnologias da EEEP Dr. José Alves da Silveira, desenvolverão a partir da próxima segunda-feira (29/08) o projeto “Tá Ligado”. O mesmo visa promover a interdisciplinaridade nas suas áreas de atuação.

Tal iniciativa consiste em destinar os cinco primeiros minutos de cada aula das disciplinas participantes (Língua Portuguesa, Artes, Língua Espanhola, Língua Inglesa e Educação Física) para discutir e dar dicas aos alunos sobre um tema comum a todas.

A cada semana, um tema diferente será discutido por todos, neste sentido, os primeiros temas serão: Leia mais, Imagem é Tudo, Who am I? ¿Dónde vivo? Soy del mundo, Estilo de Vida Ativo e Positivo.

ESCOLA PROFISSIONAL PROMOVE CURSOS EXTRACURRICULATES NA ÁREA DE INFORMÁTICA



O Coordenador do Curso de Redes de Computadores da EEEP DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA , professor Osmar Batista, promove cursos na área de informática para professores e alunos . O curso acontece na sede da própria escola, todas as quintas-feiras, no horário de 17:10 as 20:10 e se estenderá até o dia 24/11/2011.

A iniciativa tem como objetivo capacitar os alunos para o mercado de trabalho oferecendo cursos extracurriculares e aos professores, subsídios para facilitar a sua rotina de trabalho. 
Para a diretora da Instituição , professora Josimar Saraiva,” o curso será de grande relevância porque oferecerá aos participantes ferramentas indispensáveis ao mundo do trabalho”.
Confira aqui a relação dos cursos:


Curso: Eletricidade Básica

Carga Horária: 12 Horas - (inicio 25/08/2011)

Publico Alvo: alunos do Curso de Redes de Computadores

Objetivo: Conhecer princípios de eletricidade, Entender as grandezas elétricas, Identificar tensão e voltagem nos equipamentos de redes.

Conteúdo: Noções Gerais de geração de energia, Grandezas elétricas, condutores, isolantes, aterramentos, circuitos elétricos serie e paralelo, ligação de equipamentos e Noções de segurança (NR10).


Curso: Planilha Eletrônica BROFFICE CALC

Carga Horária: 15 Horas

Publico Alvo: Gestão Escolar, Professores e Funcionários da Escola.

Objetivo: Conhecer princípios básicos de planilhas, Automatizar rotinas de trabalha, Implementar formulas, Gerar gráficos.

Conteúdo: Noções de planilhas eletrônicas, criação de formulários, automatização de rotinas de trabalho, formatação de células, proteção de células e documentos, uso adequado de forma funções matemáticas como, SE, CONTESE, SOMASE, AREDONDAMENTO, SOMA, RAIZ, POTENCIA, PORCENTAGEM, MAXIMO, MINIMO, MEDIA, TRUNCAR, ESCOLHER, MOD.

Curso: Conceitos de Programação Orientada a Objetos POO

Carga Horária: 15 Horas

Publico Alvo: alunos do Curso de Redes de Computadores

Objetivo: Conhecer principais conceitos de programação orientada a Objeto, Identificar os tipos primitivos de dados, Conhecer principais APIs.

Conteúdo: Noções Gerais de programação orientada a objeto, tipos de dados, Objeto, Classes, Encapsulamento, Herança, Polimorfismo.

No final de cada curso será expedido certificado aos participantes de acordo com a carga horária ofertada.


EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU

Toda equação da forma ax² + bx + c = 0, em que a, b e c são números reais com a ≠ 0, é chamada de equação do 2° grau. Quando b = 0 ou c = 0, tem-se uma equação do 2° grau incompleta.
A resolução de equações incompletas do 2° grau:
Equações do tipo ax² + bx = 0

1) Resolver em R a equação x² - 4x = 0
Colocando o fator x em evidência, obtemos:
 x(x – 4) = 0
Quando o produto de dois números reais é igual à zero, então pelo menos um dos fatores é igual a zero.
Portanto: x = 0 ou x – 4 = 0, assim x = 4

Logo as raízes são 0 e 4.

Verificação:
Para x = 0, temos: 0² - 4.0 = 0 – 0 = 0 (V)
Para x = 4, temos: 4² - 4.4 = 16 – 16 = 0 (V)

Portanto a solução está correta.


2) Resolver em R a equação  2x² - 18 = 0
Adicionamos 18 aos dois membros da equação:
2x² - 18 + 18 = 0 + 18
2x² = 18

Dividimos os dois membros da equação por 2


Então +3 e -3 são as raízes da equação.


A resolução de equações completas do 2º grau
Equações do tipo: ax² + bx + c = 0

Qualquer equação do 2º grau pode ser resolvida através da fórmula de Bháskara, o método usado anteriormente serve para facilitar a resolução de equações incompletas em b e em c, principalmente as incompletas em b que são muito mais fáceis de serem resolvidas daquela forma, pois o uso da fórmula de Bháskara naquele caso tornaria a solução mais complicada.

Demonstração da fórmula de Bháskara:

Dada a equação ax² + bx + c = 0 , multiplique os dois membros da equação por 4a:
(4a )(ax² + bx + c ) = (4a ) . 0
4a²x² + 4abx + 4ac = 0
4a²x² + 4abx = -4ac

Adicione b² aos dois membros da equação:
4a²x² + 4abx + b² = -4ac + b²

Observe que o primeiro membro dessa igualdade é um trinômio quadrado perfeito igual a (2ax + b)²
(2ax + b )² = b² - 4ac

Extraia a raiz quadrada dos dois membros da igualdade:

Resolver em R a equação  2x² - 10x + 12 = 0 :

Temos a = 2 , b = -10 e c = 12, então:



COMO FUNCIONAM OS CINEMAS 3D?


Desde que foi criado, o cinema evoluiu muito, ganhando som, cores e efeitos especiais. A última novidade são os filmes em 3D, os quais precisam de óculos especiais, como os da figura abaixo, para serem assistidos.

Nos filmes em 3D, os cenários, as pessoas e até mesmo os personagens de desenho podem ser visualizados tridimensionalmente, como se fossem reais e estivessem mais próximos de nós. Assim, a ideia dos produtores destes é "enganar" nosso cérebro e nossos olhos, fazendo-os pensar que estão diante de um espaço tridimensional e não à frente de uma tela bidimensional comum.

Para entendermos o funcionamento dos cinemas 3D, é fundamental que saibamos que os seres humanos possuem visão binocular, de modo que cada olho enxerga uma imagem diferente, sendo o cérebro o responsável por combiná-las em uma única imagem.


A diferença angular (quase imperceptível) entre estas duas imagens, denominada desvio, é utilizada pelo cérebro para ajudar na percepção de profundidade. É exatamente por esta razão que, ao perder a visão de um dos olhos, as pessoas perdem também a noção espacial.

As antigas produções de filmes 3D utilizavam imagens anáglifas para aproveitarem a visão binocular e o desvio. Estas imagens incluem duas camadas de cor numa única tira do filme reproduzida por um projetor, sendo uma das camadas vermelha e a outra azul (ou verde).

Assim, quando desejávamos assistir a estes filmes, fazia-se necessáro utilizarmos um óculos 3D com uma lente vermelha e a outra azul (ou verde), como os da figura do topo desta página. Estas lentes "obrigavam" um olho a enxergar a seção vermelha da imagem e a outra, a seção azul (ou verde).

É devido às diferenças entre as duas lentes que o cérebro as interpreta como uma imagem de três dimensões. Entretanto, por conta da utilização de lentes coloridas, a coloração da "imagem final" não é precisa, de modo que há dados que relatam que esta tecnologia trouxe muitos problemas para as pessoas como dores de cabeça, lesões oculares e náusea.

Funcionamento dos atuais cinemas 3D

Como já mencionado, a técnica utilizada interferia na visualização das cores, de modo que foi necessário desenvolver uma tecnologia melhor, porém mais mais cara e complicada, mas que não afeta as cores originais. Esta nova tecnologia é baseada na polarização, sendo, agora, os óculos feitos por lentes escuras e não mais coloridas como antes.

Vejamos, então, como funcionam os atuais cinemas 3D.


Para obter as imagens, são utilizadas duas câmeras: uma delas para capturar imagens para o olho direito e a outra para capturar as imagens para o olho esquerdo. Assim, a imagem será tanto mais "real" ou "para fora da tela", quanto maior for a distância entre a imagem e a tela.

Por serem utilizadas duas câmeras, o filme terá, a cada segundo, 48 quadros, equivalente ao dobro de quadros utilizados em filmes convencionais, sendo 24 deles observados pelo olho direito e os outros 24 pelo olho esquerdo.

A luz do retroprojetor chega à tela em espiral e os quadros vão se alternando, já que parte deles gira em um sentido enquanto a outra parte gira no sentido oposto. Além do mais, a tela é refletiva (prateada), o que torna possível para a luz passar a idéia de que não se trata de uma tela normal.

Já os óculos possuem filtros de polaridade, permitindo que cada olho receba um quadro, como se cada pessoa enxergasse a mesma coisa através de dois diferentes focos.

Obviamente, a distância entre os dois olhos nos faz ver a mesma coisa sob ângulos diferentes. Assim, é baseado nestas duas imagens vistas por cada olho que o cérebro age como se nos "enganasse" e forma uma terceira imagem, dando a impressão de profundidade à cena.