quinta-feira, 30 de junho de 2011

ALUNOS GANHAM COMPUTADORES


A Secretaria da Educação (SEDUC) divulgou dia 29/06,  a relação de alunos do Ensino Médio com melhor Desempenho Acadêmico no SPAECE 2010 a serem premiados com um microcomputador conforme as Leis nº 14.483, de 08 de outubro de 2009 e a nº 14.691, de 30 de abril de 2010.  

Entre eles está o monitor de Informática da EEEP Dr. José Alves da Silveira,  CARLOS HENRIQUE PATRÍCIO CATARINO, que concluiu o ensino médio na EEFM Cel. Humberto Bezerra em 2010.

Você também pode ser premiado com um microcomputador em 2011. 

Confira todas as informações no Link abaixo e prepare-se para o SPAECE 2011.

SPAECE




REUNIÃO INTERCALAR

Nos dias 22 e 27 de junho de 2011 aconteceram as reuniões intercalares do Projeto Diretor de Turma da EEEP Dr. José Alves da Silveira, em Quixeramobim, Ceará.

As reuniões foram coordenadas pelos professores Diretores de Turma: Clemilda Feijão, Waltherlan Gadelha, Deivison Pinheiro e Natália Mouta.

Estiveram presente às reuniões os professores, os representantes dos pais, os líderes de turma e a coordenadora pedagógica, Cristiane Dumont, na oportunidade foi informado com detalhes as características das turmas e as respectivas dificuldades existentes.

Após o relato dos fatos o grupo debateu e definiu procedimentos a serem implantados no 2º semestre com a finalidade de manter os êxitos e minimizar as dificuldades e os obstáculos que surgirem.

Foi um momento rico de interação de equipes, trocas de experiências e sugestões, onde tivemos a oportunidade de descobrir talentos e dinamizar potencialidades da comunidade escolar.

terça-feira, 28 de junho de 2011

OFICINA REGIONAL PARA ELABORAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL PARTICIPATIVO (2012 – 2015)

A Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira sediou no dia 22/06, a oficina regional para elaboração do Plano Plurianual Participativo (2012 – 2015) promovida pelo Governo do Estado do Ceará. 


Tivemos a presença de representantes dos municípios de Quixeramobim, Quixadá, Ibaretama, Ibicuitinga,Choro, Madalena, Boa Viagem e Banabuiú.


O Vice-Governador Domingos Filho, o Secretário de Planejamento e Gestão Eduardo Diogo e o Prefeito Edmilson Júnior foram recepcionados pelos alunos dos cursos técnicos em: Agronegócio, Edificações, Logística e Rede de Computadores.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Com a finalidade de subsidiar o Planejamento Pedagógico-Administrativo para o próximo semestre, a Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, situada no município de Quixeramobim, realiza nos dias 28 e 29 de junho a Avaliação Institucional, para que todos os segmentos da comunidade escolar possam expressar a sua visão sobre o andamento das atividades escolares realizadas no 1º semestre.


O processo de mobilização é coordenado pelo conselho escolar, que aplica um questionário direcionado aos alunos, funcionários, professores e pais, com o propósito de analisar a satisfação destes em relação à gestão, práticas peda­gógicas e resultados da aprendizagem.


Após a análise cuidadosa dos resultados e sugestões propostas, serão construídas ações para melhorar, superar as dificuldades e multiplicar o que está bom. O resultado da análise será socializado com todos e difundido em quadros demonstrativos, murais, reuniões e nas culminâncias dos projetos.

A Avaliação Institucional da EEEP Dr José Alves da Silveira em seu sentido amplo traz melhorias consideráveis a toda comunidade escolar, que participa do processo efetiva e entusiasticamente.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROJETO SEM FÉRIAS PARA O ESTUDO


Em época de férias escolares o passatempo da garotada são brincadeiras ao ar livre, passeios nas casas de parentes, curtição na praia, ou em qualquer outro lugar. Menos na escola estudando. Correto? Não. Pelo menos para os 180 alunos da EEEP Dr José Alves da Silveira, Quixeramobim, a rotina será diferente. Com a finalidade de ajudar os alunos que estão com dificuldades de aprendizagem a escola desenvolverá o projeto “Sem Férias para o Estudo”.

As aulas terão inicio na segunda-feira, dia 04 de julho e seguirão até o dia 22 de julho, os alunos vem estudar e resolver as tarefas de férias propostas pelos professores, contando com o apoio de professores da Instituição e também voluntários que se disponibilizaram a colaborar com os alunos nesse período.

O objetivo é que os alunos consigam sanar aquelas dificuldades que persistiram após a conclusão do semestre, afim de acompanharem melhor o semestre seguinte. Com métodos diferenciados e mais dinâmicos, os professores elaboram os planos de aulas conforme a necessidade do aluno. "Como é no período de férias e são turmas reduzidas procuramos fazer atividades motivadoras, diversificadas, com práticas de ensino quase individualizado", comenta o professor de matemática, Ewerton Sousa.

Ficam também a disposição dos alunos, a biblioteca para pesquisa e empréstimo de livros. E como parte das atividades teremos sessão de cinema no auditório.

Confira aqui o calendário do projeto SEM FÉRIAS PARA O ESTUDO”. 

CALENDÁRIO DO PROJETO “SEM FÉRIAS PARA O ESTUDO

DATA
04/07
05/07
06/07
07/07
08/07
Turma
Agronegócio
Edificações
Logística
Redes de Computadores
Agronegócio/
Edificações

Área
Linguagens e Códigos
Linguagens e Códigos
Ciências da Natureza
Ciências da Natureza
Ciências da Natureza
Coordenação
Paula Rocha
Warterlan
Guilherme e Liliane
Guilherme e Liliane
Jackson e Natália
Turma
Edificações
Logística
Redes de Computadores
Agronegócio
Logística
Disciplinas
Geografia
Geografia
Geografia
Geografia
Geografia
Professor Voluntário
Nilton
Nilton
Nilton
Nilton
Nilton
Núcleo Gestor
Josimar
Josimar
Josimar
Roselina
Roselina


DATA
11/07
12/07
13/07
14/07
15/07
Turma
Agronegócio
/Logística
Agronegócio/
Redes de Computadores
Logística
Redes de Computadores
Edificações
Disciplinas/
Área
Matemática
CINEMA
Ciências Humanas
Matemática
Matemática
Coordenação
Jackson e Natália
Itamar
Itamar
Ewerton
Ewerton
Turma
Redes de Computadores
Edificações
Agronegócio
Edificações/
Logística

Disciplinas
Geografia
Geografia
Geografia
CINEMA
Teatro
Professor Voluntário
Nilton
Nilton
Nilton
Itamar
Carmendio
Núcleo Gestor
Josimar
Josimar
Roselina
Roselina
Roselina
  
DATA
18/07
19/07
20/07
21/07
22/07
Turma
Agronegócio
Edificações
Logística
Redes de Computadores
Redes de Computadores
Disciplinas
Ciências Humanas
Ciências Humanas
Linguagens e Códigos
Linguagens e Códigos
Ciências Humanas
Coordenação
Leornado
Clemilda
Deivison
Deivison
Clemilda
Núcleo Gestor
Cristiane
Cristiane
Cristiane
Cristiane
Cristiane
 

I ARRAIÁ DO "CUMPADE ZÉ"





No dia 01/07 , acontece o I Arraiá da Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira, situada em Quixeramobim, tendo início a partir das 13 h e contará com atrações variadas até às 17h.



Teremos além da apresentação de quadrilha, casamento caipira, brincadeiras, comidas típicas e muita animação. Além das tradicionais apresentações juninas, os aspectos culturais e folclóricos serão explorados por meio de tarefas da gincana promovida pela biblioteca com o objetivo de aprofundar os conhecimentos e também arrecadar livros e revistas para enriquecer o acervo literário da escola.

As equipes serão representadas pelos alunos dos Cursos técnicos de Agronegócio, Edificações, Logística e Redes de Computadores através dos partidos: vermelho, azul, amarelo e verd



Segundo a Diretora Josimar Saraiva, a previsão é de que os alunos, pais e a comunidade participem ativamente da festa. “É mais uma oportunidade para os pais, alunos e professores terem um momento de integração com a escola”, ressaltou a gestora.

PROJETO DE PROTAGONISMO JUVENIL


O projeto “Aluno Protagonista” desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissional Doutor José Alves da Silveira, situada em Quixeramobim, visa à intervenção do jovem no contexto social escolar onde ele é o ator principal.

Para a execução do projeto existe um calendário exposto na sala de aula, onde a cada semana uma turma é a responsável pelas ações protagonistas, sendo 09 alunos por dia de acordo com a sequência da chamada.

As atividades iniciam as 7:10h, onde os alunos protagonistas identificados com uma bata , recepcionam os colegas no portão da escola e os acompanham até as salas de aulas, colaboram com os colegas de sala, no desenvolvimento de atividades de estudo, visando uma melhoria geral dos rendimentos e uma eficácia da aprendizagem. Durante os intervalos coordenam ações recreativas e colaboram com a limpeza das mesas do refeitório.

O projeto “Aluno Protagonista” significa fazer com que o jovem participe ativamente da vida escolar, premissa básica da filosofia da EEEP. Outro aspecto importante do projeto é que o jovem seja dotado de iniciativa, que é ação; sendo fonte de liberdade, que é opção; e fonte de compromissos, que é responsabilidade, pilares indispensáveis para ser um jovem protagonista.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

REUNIÃO DE PAIS E MESTRES

No dia 16/06 às 18:00h, no auditório da EEEP Dr José Alves da Silveira , realizou-se o I Encontro de pais , que teve como objetivo discutir normas de funcionamento e apresentação das atividades realizadas no 1º mês de funcionamento, além de informar aos pais os resultados do 1º bimestre de 2011.
A acolhida dos pais aconteceu no pátio da escola, onde foram recepcionados por gestores e professores e na oportunidade foi servido um Coffee Break com comidas regionais . Inicialmente foi apresentada pela Diretora Josimar Saraiva uma mensagem de boas vindas com o titulo: PAIS E FILHOS, onde foram refletidos alguns pontos essenciais do acompanhamento da família na escola, reafirmando o compromisso da escola com o sucesso do aluno , munindo-os, não só de saberes científicos para contornarem as dificuldades, mas de valores e força para superarem os desafios que surgirem na caminhada.
A Coordenadora Cristiane Dumont apresentou para todos os presentes o Calendário Letivo 2011, e discorreu sobre o Horário Escolar e os Critérios de Avaliação adotados na Instituição para este ano de 2011.
A Coordenadora Roselina Almeida liderou a ação das informações referente às normas disciplinares, uniforme escolar e frequência às aulas. “Consideramos importante que os pais conheçam bem sobre as normas didáticas e disciplinares, uma vez que eles próprios poderão contribuir no processo de compreensão e aplicabilidade dessa ferramenta de trabalho”, completou a professora.
Na sequência, os pais tiveram espaço para participar das discussões e expressarem as suas opiniões sobre o funcionamento da escola.
Os resultados foram bastante exitosos deixando satisfeitos a todos os que fazem parte da EEEP Dr José Alves da Silveira , fato que demonstra que a Instituição está no caminho certo para cumprir com a missão de prestar bons serviços educacionais .
A expressiva presença de pais reafirmou a parceria escola e família, pois, o acompanhamento e presença da família continuam sendo importantes nessa fase da vida.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PROJETO RODA DE LEITURA

Uma pausa para a literatura e a poesia. Na manhã desta quarta-feira, 15, na EEEP Dr José Alves da Silveira, aconteceu o lançamento do projeto Roda de Leitura reunindo alunos , professores da biblioteca e da área de Linguagens e Códigos.  A atividade foi mediada pelas professoras Janeth Mary e Ana Paula Rocha, e abordou as obras dos escritores, Machado de Assis, José de Alencar, Fernando Pessoa, José Saramago, Patativa do Assaré entre outros.


O Projeto “Roda de Leitura”, é uma atividade permanente de leitura na escola , acontece quinzenalmente , com a socialização das leituras que os jovens realizaram em casa com os livros emprestados da Biblioteca. Abre-se um espaço para que eles indiquem o livro que leram para alguns colegas, levando em conta características da obra e as preferências leitoras dos amigos. tem o objetivo de aproximar o público jovem e os escritores.

Essa atividade, ao ser inserida no cotidiano escolar, traz em si o potencial de ajudar a construir uma comunidade de leitores e escritores na escola, para que os jovens tenham múltiplas oportunidades de explorar novos livros, escolher suas leituras, apreciar os efeitos que cada uma delas lhes traz, falar sobre essas sensações, recomendar leituras e analisar as indicações recebidas dos colegas a fim de seguir aquelas que lhes parecem mais interessantes, desenvolvendo, ao longo do processo, gostos e preferências por obras, gêneros e autores.



quarta-feira, 15 de junho de 2011

II CORRIDA DE SANTO ANTÔNIO

 
No dia 12/06/2011 aconteceu a II Edição da Corrida de Santo Antônio e a EEEP Dr José Alves da Silveira não ficou de fora desse evento.

Participaram da corrida os Professores Jakson Martins (Biologia), Paulo Henrique (Educação Física), Itamar Carneiro (Geografia) e alunos dos 04 Cursos Técnicos.

A prova foi realizada pelo segundo ano consecutivo, dentro da programação das festividades em homenagem ao padroeiro de Quixeramobim. A corrida foi programada para a manhã do domingo, 12, véspera do dia dedicado ao santo.

Pode participar esportistas de todos os sexos. Apenas uma idade mínima foi definida pela organização da mini maratona, 15 anos.

A largada teve início às 7h15, na Praça Nossa Senhora de Fátima, no Centro da cidade.

Todos os participantes da EEEP Dr José Alves da Silveira foram contemplados medalhas.

REFORÇOS ESCOLAR AOS SÁBADOS

A EEEP Dr José Alves da Silveira - Quixeramobim, tem como meta principal garantir a aprendizagem para todos os alunos. Por isto, na 1ª semana de aula, realizou diagnóstico para identificar as principais dificuldades dos alunos nas disciplinas do currículo escolar.

Identificadas as disciplinas críticas, os professores oferecem reforço escolar para os alunos que apresentaram rendimento abaixo da média. 
 
Esta ação acontece aos sábados, pela manhã e conta com a colaboração dos professores das respectivas áreas de atuação, com os alunos monitores, sob a supervisão da equipe gestora, responsável pelo suporte técnico e pedagógico.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

BINGO MATEMÁTICO ANIMA O RECREIO CULTURAL



O Laboratório Escolar de Informática - LEI animou o Projeto Recreio Cultural da EEEP Dr. José Alves da Silveira , no dia 10/06 , com a execução do “Projeto Bingo Matemático”.

O Projeto Bingo Matemático tem sua origem nas operações, onde o professor de Matemática, Ewerton Sousa e o Professor do LEI, Ítalo Câmara, trabalharam com os vários níveis de dificuldades.

O uso de jogos e curiosidades no ensino da Matemática tem o objetivo de fazer com que os alunos gostem de aprender essa disciplina, mudando a rotina da classe e despertando o interesse do aluno envolvido. A aprendizagem através de jogos, como bingo, permite que o aluno faça da aprendiza­gem um processo interessante e divertido.

O “Projeto Bingo Matemático” tem como objetivos:
* Desenvolver o prazer pelo estudo da matemática.
* Estimular e exercitar o raciocínio.
* Reforçar o aprendizado.

RECREIO CULTURAL


A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Dr. José Alves da Silveira, localizada no município de Quixeramobim, desenvolve diariamente o projeto “Recreio Cultural”. Este projeto tem como objetivo:
  • Despertar o interesse dos educandos pela diversidade cultural;
  • Estimular o potencial artístico dos alunos;
  • Favorecer momentos de integração e entretenimento.



 As ações desse projeto expressam o Protagonismo Juvenil vivenciado no cotidiano desta unidade de ensino onde a cada dia um dos cursos oferecidos, é responsável pela coordenação das atividades, integrando a comunidade escolar, através da apresentação dos talentos descobertos para o canto, dança, guitarra e violão.

No referido projeto, além dos alunos da escola, há espaço para outras unidades de ensino que desejarem divulgar seus artistas. Para isto, basta entrar em contato e agendar a sua participação.


 Teremos prazer em recebê-los.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


 A EEEP Dr. José Alves da Silveira, localizada no município de Quixeramobim-CE, sob a jurisdição da 12ª CREDE , realiza de 6 a 10 de junho várias atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. 




O projeto tem a coordenação do Núcleo Gestor com a participação direta dos professores: Liliane Fernandes, Itamar Carneiro e Jackson Oliveira.



A programação terá como objetivo estimular o aluno a perceber-se integrante e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e interações, contribuindo ativamente para a melhoria do Meio Ambiente. 

Teremos apresentação da Política Nacional do Meio Ambiente, aulas de campo e seminários sobre os seguintes temas: saneamento básico, desmatamento e queimadas, aquecimento global, energia renovável, poluição hídrica, sacolas plásticas e o meio ambiente.



Os organizadores acreditam que, “além do seu valor pedagógico, os trabalhos que serão realizados no projeto contribui para o fortalecimento da cidadania e para a construção de uma política pública para o consumo sustentável e equilibrado, garantindo as gerações futuras os recursos naturais que hoje dispomos”.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PARCERIA E VISITA A FÁBRICA DE VASSOURAS


Os alunos do Curso Técnico de Redes de Computadores da EEEP DR JOSÉ ALVES DA SILVEIRA, no município de Quixeramobim-CE, realizam neste dia 09 de junho, visita técnica a Fábrica de Vassouras do CRAS, do Bairro Depósito.



O objetivo da visita é conhecer como funciona o processo de reciclagem de garrafas PET. 



Assim, os educandos fortalecem o protagonismo juvenil e preparam uma parceria com a Fábrica de Vassouras, onde estes juntamente com os alunos do Curso Técnico em Agronegócios, Curso Técnico em Edificações e Curso Técnico em Logística , farão coleta seletiva das garrafas PET para doação a fábrica, oportunizando ocupação e renda as mulheres do Programa Bolsa Família.



Além de estarem envolvidos em um projeto social, estarão evitando que essas garrafas PET que iriam poluir o meio ambiente, transformem-se em produtos destinados a limpeza e higiene.